segunda-feira, 24 de agosto de 2020

BRINQUEDO INDÍGENA

Olá famílias e crianças!!! 

Tudo bem com vocês? Esperamos que sim!!!

 

As contribuições dos povos indígenas são muitas à nossa cultura. Aliás o termo povo, nação ou etnia é o mais adequado ao usar ao invés de tribo porque expressam melhor a diversidade étnica, cultural, social e linguística dos nativos brasileiros. São vários os povos indígenas aqui no Brasil sendo que uns vivem em aldeias, outros fora das terras indígenas, conhecidos como índios urbanos ou urbanizados e alguns povos vivem isolados, isto é, não têm contato com a população não indígena.

 Abaixo no mapa é possível ver como as comunidades estão distribuídas:



  O povo Kalapalo residem no Alto Xingu, no estado do Mato Grosso, em uma das maiores e mais famosas reservas indígenas do mundo. Eles vivem em duas principais aldeias ao sul dessa região. Para eles o brincar não é uma atividade voltada apenas para as crianças mas também é algo próprio da vida adulta. Quero compartilhar com vocês um dos brinquedos usados pelo povo Kalapalo: o Holá. 

O brinquedo original é feito da ponta de uma cabaça. A cabaça é um fruto que também tem muita utilidade pois serve para fazer alguns tipos de artesanato, a cuia do chimarrão, que por sinal é originário da cultura indígena e para confecção de alguns instrumentos musicais  como o afoxé, o xequerê e o chocalho.  








A proposta é usarmos um material alternativo ao invés da cabaça. Os materiais que iremos utilizar serão: um pedaço de papelão, barbante, canetas hidrográficas, uma tesoura sem ponta, uma tampa circular pequena e caneta esferográfica.


    

Vale lembrar que um adulto estará junto acompanhando e participando da confecção do brinquedo. Vamos lá?!!

 Contorne a tampa com caneta hidrográfica no papelão e recorte.  



Em seguida vamos colorir ou desenhar nos dois lados do círculo, se preferir, usando as canetas hidrográficas. 



Use a caneta esferográfica para fazer dois furos com a ponta parecido com botão de camisa. Coloque o dedo indicador no meio, marque e fure. 


Em seguida meça o barbante com o palmo da mão direita e esquerda. 



Meça mais uma vez o mesmo tamanho e corte. Use a caneta esferográfica para colocar a ponta do barbante um em cada furo. Após passar de um nó nas pontas do barbante para que fique uma corda só.



Agora a hora de se divertir está próxima! 




Posicione o brinquedo no meio, segure com dois dedos de cada lado do barbante esticado, enrole um pouco e depois faça um movimento de abre e fecha, enrola e desenrola que fará o círculo girar revelando um som. O brinquedo também é conhecido como roncador por causa do zumbido que emite. 


  

Espero que divirtam-se e para terminar nada melhor que ao som da música Tu Tu Tu Tupi de Hélio Ziskind! 





Um abraço à todos!!!
Profª Ana
Equipe CEI João Vialta e CEI Maria de Lourdes



Referências:


https://sescsp.org.br/online/artigo/8934_BRINCADEIRAS+INDIGENAS+NO+SESC+BOM+RETIRO/ Acesso em: 11/08/2020

Munduruku, Daniel.Coisas de Índio: versão infantil - Brasil,2003. Callis Editora Ltda. Disponível em: http://books.google.com.br

Tu Tu Tu Tupi - Hélio Ziskind. Youtube. 26 de fev. de 2014.
 Disponível em: www.youtube.com/watch?v=6RkLPzNCN_8

Imagens 1,2,3,4,5,6,7 e 8 retiradas da internet. Acesso em 11/08/2020

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário