segunda-feira, 31 de agosto de 2020

MAIS UM BRINQUEDO DE ORIGEM INDÍGENA!


Olá, famílias e crianças!

Espero que estejam bem e que possamos nos reencontrar em breve.

Para conhecermos e valorizarmos a cultura e os costumes indígenas, trouxe mais um brinquedo de origem indígena para confeccionarmos e brincarmos na quarentena.

"Na formação de pequenos cidadãos compromissada com uma visão plural de mundo, é necessário criar condições para o estabelecimento de uma relação positiva e uma apropriação das contribuições histórico-culturais dos povos indígenas, afrodescendentes, asiáticos, europeus e de outros países da América, reconhecendo, valorizando, respeitando e possibilitando o contato das crianças com as histórias e culturas desses povos." (Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Básica, 2013, p. 89)




O nome "peteca" - que é de origem TUPI e significa "tapear", "golpear com as mãos"- é hoje o mais popular entre todos os nomes desse brinquedo tão conhecido no Brasil.


A peteca é um brinquedo universal. Em Abadia, no Vale do Jequitinhonha/MG, as meninas usam casca de bananeira para confeccioná-las:



Crédito foto: Renata Meirelles. 



"Os povos indígenas Xavante, confeccionam o "Tobdaé", a conhecida peteca, com palha do milho. Essa brincadeira indígena é muito parecida com uma partida de queimada. A cada colheita de milho, as partidas recomeçam, e assim, trazem diversão para as crianças Xavante. Dos campos do cerrado do Mato Grosso, onde está localizada a aldeia Xavante às florestas de Mata Atlântica em São Paulo, habitadas por comunidades indígenas Guarani, este brinquedo passa por várias mudanças.
"Mangá" é o nome dado pelos Guarani a esse brinquedo."

  

Na quarentena podemos reinventar, criar novas versões de um brinquedo. Então proponho fazermos uma peteca com folhas de jornal.
Vamos lá?
Materiais necessários:
* 2 folhas de jornal
* 1 tesoura sem ponta
* 1 rolo de fita ou durex.



Dobre a folha formando um triângulo. Corte o excesso lateral.


Reserve esta folha. 

Amasse a outra folha formando uma bola.


Nossa peteca de jornal já está quase pronta! Agora é só embalar o jornal com cuidado para não rasgar e passar a fita.

E a peteca está pronta para brincarmos!!

Espero que tenham gostado do brinquedo de origem indígena. 
Prof. Érica
CIMEI 29 (CEI JOÃO VIALTA E CEI MARIA DE LOURDES DÓRIA PASSOS).

Logo abaixo, segue um vídeo do Território do Brincar, sobre petecas. Vamos nos encantar com as possibilidades de criação.







Referências Bibliográficas:

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Resolução CNE/CEB nº 5/2009;

Brincadeiras Vale do Jequitinhonha https://territoriodobrincar.com.br/brincadeiras/peteca-de-palha-de-bananeira/ Acesso em 27/08/2020;

Mirim Povos Indígenas no Brasil https://mirim.org/como-vivem/brincadeiras acesso em 27/08/2020;


Gif crédito: http://caocruzalves.blogspot.com/p/festivais.html Acesso em 27/08/2020;

Território do Brincar | Série de MiniDocs | Brincadeiras com petecas nas diversas regiões do Brasil Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=wXEjjIUOCck Acesso em 27/08/2020



Nenhum comentário:

Postar um comentário