quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Projeto Valorizando as Diferenças - O Canto de BENTO




Olá Pessoal, tudo bem??

Encerramos o mês de Setembro com a adaptação de uma história especial.

A história é O CANTO DE BENTO que tem como tema a SURDEZ.

 O livro conta a história do maestro Lúcio que tinha o sonho de ter um filho cantor. BENTO irá realizar o sonho de seu pai, mas de uma forma adaptada.

Preparamos com muito carinho a adaptação desta história para TODOS vocês!

 


O mês de Setembro é um mês dedicado a Surdez devido a várias datas de lutas comemoradas pela comunidade Surda.

Por que setembro?

A escolha do mês de setembro é repleta de significados na cultura e história nacional e internacional. Neste mês temos alguns marcos históricos para a Comunidade Surda que merecem ser lembrados e homenageados. 

 

Dia 10 – Dia Mundial da Língua de Sinais

No dia 10 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Língua de Sinais, uma data que visa promover o respeito e a valorização da Língua de Sinais nos mais diversos países. A data foi escolhida com o intuito de lembrar do dia 10 de setembro de 1880, quando em um congresso sobre surdez em Milão proibiu o uso das línguas de sinais no mundo. A proibição baseava-se na crença de que a leitura labial seria a melhor forma de comunicação para os surdos. Os surdos viram-se então obrigados a se adaptarem às línguas orais, mesmo que isso não os tenha impedido de continuar a usar as línguas de sinais. Com o passar do tempo a resistência das línguas de sinais tornaram impraticável a proibição e pouco a pouco as línguas de sinais voltaram a ser aceitas no mundo todo.

 

Dia 26 – Dia Nacional dos Surdos

No dia 26 de setembro de 1857 a Comunidade Surda teve uma grande vitória: a criação da primeira Escola de Surdos no Brasil. Atualmente conhecido como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), a escola fica na cidade do Rio de Janeiro e propicia ensino especializado para crianças surdas até hoje. A data foi então escolhida para homenagear a Comunidade Surda no território brasileiro e oficializada através do decreto de lei nº 11.796, em 29 de outubro de 2008.

 

Dia 30 – Dia internacional do Surdo

A data do Dia Internacional do Surdo também foi escolhida para relembrar o fatídico Congresso de Milão que proibiu o uso das línguas de sinais no mundo. É um dia para relembrar as lutas ao longo dos anos e comemorar as conquistas alcançadas pela Comunidade Surda no mundo inteiro.

 

Por que Azul?

A simbologia vem da Segunda Guerra Mundial quando, durante a tentativa dos nazistas de livrar o mundo daqueles considerados “inferiores”, todas as pessoas com deficiência eram identificadas por uma faixa azul no braço — o que incluía a população surda. Essas pessoas eram então encaminhadas a instituições na Alemanha e Áustria, onde eram executadas. O programa responsável pela morte de cerca de 20.000 pessoas deficientes entre 1940 e 1945 era denominado T-4, ou Eutanásia.

 

Décadas depois, em 1999, a fita azul voltou a ser usada pela Comunidade Surda, mas agora como um símbolo do orgulho de ser surdo e fazer parte de uma população com uma história riquíssima. No XIII Congresso Mundial da Federação Mundial de Surdos sediado na Austrália, a Cerimônia da Fita Azul (Blue c-ribbon Ceremony) teve lugar. A Cerimônia foi uma lembrança e uma homenagem aos surdos vítimas de opressão, e também a primeira vez que a fita azul foi utilizada com orgulho. O Dr. Paddy Ladd, também surdo, foi quem iniciou a prática do uso da fita azul como símbolo do movimento.


Referências Bibliográficas:

 HONORA, Márcia. O canto de Bento. Coleção Ciranda das Diferenças. Ciranda Cultural, 2018.

https://www.libras.com.br/setembro-azul - Acessado em 22/09/2020.


Um abraço a todos!!

Professoras de Educação Especial

Ana Cecília Kania

e

Lívia Dal Bello

 

CIMEI 29 "João e Maria"

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário