quinta-feira, 8 de abril de 2021

Projeto Valorizando as Diferenças – Abril Marrom (Deficiência Visual)


Olá Crianças, Olá Famílias e Comunidade escolar!!

Tudo bem com vocês?! Esperamos que sim!!

Vocês já devem ter notado que alguns meses recebem uma cor específica para lembrar sobre algum tema, exemplo: Outubro Rosa – Sobre a prevenção sobre o Câncer de mama; Setembro Azul – Mês de orgulho e conscientização sobre a surdez e deficiência auditiva;

                                                  

O Mês de Abril é conhecido por duas cores específicas:

ABRIL AZUL – mês de conscientização sobre o AUTISMO e

ABRIL MARROM – Mês de prevenção e combate à cegueira.


O Projeto Valorizando as Diferenças neste mês de ABRIL vai abordar o tema da DEFICIÊNCIA VISUAL, então vamos entender um pouquinho mais sobre o Abril Marrom?

Mas para falarmos sobre a Deficiência Visual vou chamar uma grande amiga, será que vocês a conhecem?? 

Olha nós juntinhas...


Foto acervo próprio: Professora Lívia Dal Bello e Dorinha

Isso mesmo!! É a DORINHA!! 

Conta pra gente Dorinha...

Dorinha e seu cão-guia RadarO Abril Marrom alerta sobre a Prevenção, o Combate e a Reabilitação aos diversos tipos de CEGUEIRA. Durante todo o mês, entidades médicas, hospitais, associações de pacientes e órgãos governamentais realizam atividades de conscientização da população sobre os cuidados com a visão.

Durante o Abril Marrom, ocorrem ainda mutirões de atendimento oftalmológico e eventos sobre o tema.


Por que Abril?

O mês de abril foi escolhido por ser neste mês comemorado o Dia Nacional do Braille, o dia 8 de abril. A data é o nascimento de José Álvares de Azevedo (08 de abril de 1834) o professor responsável por trazer, em 1850, o alfabeto Braille ao Brasil.

Por que Marrom?

A cor marrom foi a escolhida para a Campanha, por ser a cor de íris mais comum nos olhos dos brasileiros.

Sistema Braille

O dia 08 de abril é o dia nacional do Braille, mas o que é o Braille ou Sistema Braille?

Quem vai nos contar o que é o Sistema Braille, é uma outra grande amiga, a professora Aline Begossi da Sala de Recursos Multifuncionais do CEI Agostinho Pátaro, vamos conferir?


Um pouco mais sobre o...

Sistema Braille

Esse sistema é um código de escrita em relevo voltado às pessoas com deficiência visual. O processo é o mais adotado no mundo e, além das letras e números, ele oferece símbolos, pontuações e outros sinais que facilitam o entendimento de uma mensagem por aqueles que não conseguem enxergar.


O conjunto possibilita a formação de 63 símbolos, no entanto, o espaço que não é ocupado pelos pontos também é considerado com um sinal e, por isso, muitos especialistas consideram que o sistema Braille possui 64 símbolos.


 

Como se lê o Braille?

A leitura é tátil, feita da esquerda para a direita e passando letra por letra. Os leitores podem optar tanto por utilizar uma mão ou as duas mãos, de acordo com a forma que se adaptar melhor.


O Sistema Braille foi desenvolvido por Louis Braille, vamos conhecer quem foi este grande inventor que revolucionou a leitura e escrita para as pessoas com deficiência visual no mundo.



É importante ainda falar que a Deficiência Visual é dividida em 2 grandes campos:



Do ponto de vista pedagógico:

 Pessoas cegas: São as pessoas que possui uma alteração grave ou total das funções da visão que varia entre a capacidade de percepção de luz, até a ausência total da visão. Faz uso do sistema Braille para leitura e escrita.

Baixa visão: É a pessoa que apresenta diminuição de sua resposta visual mesmo após correção óptica, mas é potencialmente capaz de usar a visão para planejamento e execução de tarefas.


Na próxima postagem do projeto Valorizando as Diferenças, vamos conhecer um pouco mais sobre a Baixa Visão. Esperamos que tenham gostado e aprender um pouquinho mais sobre a área da Deficiência Visual.

Um grande abraço da professora Lívia Dal Bello e da Dorinha!!



Referências Bibliográficas:

BEGOSSI, Aline. O que é o alfabeto Braille?. Campinas, SP. Abril, 2021. Disponível em: https://youtu.be/hIXioThitOc

BRANDÃO, Marina Leite. O que é abril marrom? Disponível em: https://retinabrasil.org.br/o-que-e-o-abril-marrom/

DORINHA. Imagem disponível em: https://turmadamonica.uol.com.br/home/

FRANCO, Giullya. "Sistema Braille"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/portugues/braile.htm. Acesso em 08 de abril de 2021.

MEC. SEESP - Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Visual. Página 27. Brasilia, 2007.

UFSCAR. A história de Louis Braille. Disponível em: https://youtu.be/Pl6xTzS_rCU





2 comentários:

  1. Muito bom saber mas um pouco gostaria muito de aprender então ficou fácil aqui de conhecer um pouco mas do assunto obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, amei conhecer toda essa história!!!

    ResponderExcluir