quinta-feira, 29 de abril de 2021

Projeto Valorizando as diferenças – BAIXA VISÃO (ABRIL MARROM)

 BAIXA VISÃO (ABRIL MARROM)

 


Projeto Valorizando as diferenças – BAIXA VISÃO (ABRIL MARROM)

 “Para as pessoas sem deficiência, a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis.” (Mary Pat Radabaugh)

 

No início deste mês o projeto Valorizando as Diferenças trouxe informações sobre as pessoas cegas e o uso do sistema Braille para escrita e leitura. Agora fecharemos o mês de abril com o tema da BAIXA VISÃO, também conhecida como visão subnormal.

 

A pessoa com BAIXA VISÃO é a que apresenta diminuição de sua resposta visual mesmo após correção feita com recursos ópticos (óculos e lentes) e ou cirúrgicos.

 

A criança com baixa visão pode participar na sala de aula em condições de igualdade em relação aos demais colegas, para tanto, são necessárias adaptações e recursos.

 

Vamos conhecer algumas adaptações e recursos muito importantes para garantir o acesso com qualidade aos alunos com baixa visão.



 
 

A qualidade e a quantidade de luz disponível no ambiente são fatores muito importantes, o cuidado para que a iluminação proporcione mais eficiência e conforto visual faz toda a diferença.

 

 

Há duas formas de ampliação para o aluno com baixa visão e elas podem ser usadas ao mesmo tempo:

A aproximação ao que se quer ver; e o aumento da fonte que pode ser realizada através de recursos gráficos e ópticos

Foto aluno da SRM - Luís Henrique com figuras e letras ampliadas 

Aproximação pode ser feita com o auxílio do recurso do PLANO INCLINADO, ou adequações de posição.

O plano inclinado ajuda a manter o material próximo à altura dos olhos de modo a garantir maior conforto visual e manutenção do foco. 

A aproximação do objeto a ser visto à altura dos olhos, também é importante para a melhora da postura.

O aumento da fonte é muito importante e vai variar de acordo com a necessidade de cada pessoa.


 

Foto alunas da SRM - 
Thayla: realizando a pintura com contorno em relevo na folha com adequação de posição. 
Ana Cássia: fazendo uso do plano inclinado e tela de magnificação.  

      
 Ampliação através de Lupas e telas de magnificação

 
Lupas manuais com apoio e com iluminação.


Foto aluna da SRM - Ana Cássia: fazendo uso do plano inclinado e tela de magnificação e lupa eletrônica.


 Auxílios ópticos de ampliação para longe.

 

Foto aluna da SRM - Ana Cássia: fazendo treino para o uso do Telescópio para visualização da lousa.

Os sistemas telescópicos para longe indicados para baixa visão são chamados de telescópios refratores. São auxílios utilizados para aumentar a imagem de um objeto por meio da ampliação.

O sistema telescópico monocular deve ser utilizado no olho com maior acuidade visual. Os binoculares são indicados quando a acuidade visual é próxima em ambos os olhos.

  

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O aumento do contraste e o uso adequado das cores favorece a percepção visual. O mais comum é o contraste preto no branco, mas outras variações em alto contraste também são comuns de ser usados para as pessoas com baixa visão entre elas o fundo azul e a escrita em amarelo.

Estimulação visual envolvendo cores é muito importante para o desenvolvimento da percepção visual da criança.

  

Foto aluno da SRM - Luís Henrique: Estimulação visual com cores e contrastes, recorte e colagem. Composição e profundidade.
 
Foto aluno da SRM - Henzo: Estimulação visual com cores e contrastes - Percepção visual, classificação. 

Foto aluno da SRM - Antônio: Estimulação visual com cores e contrastes - Coordenação visual e motora.

TIPOSCÓPIO -

É um guia para leitura, pode ser confeccionado com papel cartão, plástico mais rígido em cor preta ou cor de grande contraste com o branco do papel. Tem a função de diminuir a luz refletida sobre o papel branco, aumentar o contraste da linha a ser lida com o fundo e facilitar a localização e seguimento. Pode ser de tamanhos diferentes de acordo com a necessidade de cada criança.

 


Enfim, estes são alguns dos recursos utilizados na Sala de Recursos Multifuncionais e no dia-a-dia escolar de muitos de nossos alunos com baixa visão.

 

Esperamos que tenham gostado de saber um pouco mais sobre a deficiência visual e a baixa visão.

 

Profa. Lívia Dal Bello

Sala de Recursos Multifuncionais CEI João Vialta

 

 Referências Bibliográficas:

http://www.acessibilidadenapratica.com.br/textos/auxilios-opticos-para-baixa-visao/

https://www.visaonainfancia.com/aluno-com-baixa-visao-adaptacoes/

 Min, Hsu Yun.  Baixa visão : conhecendo mais para ajudar melhor: volume III / Hsu Yun Min, Marcos Wilson Sampaio, Maria Aparecida Onuki Haddad. -- São Paulo: Conselho Brasileiro de Oftalmologia: Laramara, 2018. -- (Série deficiência visual). disponível em: http://visaosubnormal.org.br/downloads/serie_deficiencia_visual_vol3_cbo_bq.pdf

 

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