segunda-feira, 23 de maio de 2022

AUTORIA E CRIAÇÃO DE AUTORRETRATO

Olá, pessoal!

Como estão, tudo bem?


Créditos imagem: Google

Sou professora Érica, do agrupamento III-D e socializarei experiências cotidianas realizadas na Educação Infantil que visam fortalecer autoestima das crianças e familiaridade com diferentes linguagens, na aceitação e acolhimento das diferenças entre as pessoas.

Recentemente proporcionei às crianças momento de apreciação de imagem de obra de arte denominado "Auto-Retrato", 1931, de Guignard. "Essa relação com as multiplicidades, visa privilegiar a potencialidade criadora de cada ser humano, junto a processos educativos que pulsam nos entremeios, no âmago das experiências, e não em resultados predeterminados."

Em seguida, após conversas sobre as impressões que tiveram, a proposta foi de cada criança criar o seu autorretrato diante de um espelho.

Não poderia deixar de registrar as reações e os comportamentos das crianças em frente ao espelho e o comprometimento ao realizar o próprio autorretrato.

Eis os processos de criação de autorretratos de crianças potentes, criativas e protagonistas do Agrupamento III-D: 








Esta experiência foi realizada no decorrer de várias semanas, pois requer tempo para que cada criança possa admirar-se diante do espelho, descobrindo-se e propiciando o desenvolvimento da construção da identidade e autoimagem.

Após finalização das criações fixei os autorretratos em um suporte de madeira, denominado BIOMBO e será exposto no pátio/refeitório da Unidade Educacional:



Espero que tenham gostado das experiências realizadas com as crianças do Agrupamento III-D.

Até a próxima publicação!

Saudações.

Prof. Érica 

Referências Bibliográficas:

Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil: um processo contínuo de reflexão e ação: Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Educação, Departamento Pedagógico, Campinas, SP, 2013, página 14.

Um comentário: