sexta-feira, 26 de abril de 2013

Educação Especial

A Educação Especial é defendida a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9394/96, como modalidade de Educação Escolar, que permeia todas as etapas e níveis de ensino da Educação Básica. 
A pessoa deficiente tem direito adquirido por lei de estar matriculado no Ensino Regular ( Constituição da República Federal, Art. 205, 1.988; 1990 ECA; 1994 Declaração de Salamanca; 2000 Leis nº 10.048 e 10.098 Decreto da Guatemala ); Lei nº 8.069 de 23/7/90. 
O princípio da Escola Inclusiva, que recupera o direito de todos à Educação, reconheceu e valorizou as ações da Educação Especial dentro da Escola Regular. 
Devemos proporcionar às pessoas deficientes o direito de experimentarem sensações diferentes, contribuindo com isso para o seu desenvolvimento. 
Todas as crianças têm direito a Educação e a Educação Infantil é muito importante na vida da criança e para a inclusão das crianças com deficiência, pois contribui muito para que elas se desenvolvam em suas potencialidades ( intelectuais, culturais, sociais, físicas, emocionais, entre outras ). 
Para que a criança com deficiência possa ter acesso ao conhecimento escolar e interagir com o ambiente que ela frequenta, é necessário criar condições à sua locomoção, comunicação, conforto e segurança e a professora de educação especial juntamente com toda a equipe da Unidade Educacional (U.E.) colabora para que isso ocorra, oferecendo instrumentos que contribuem para o desenvolvimento da mesma. 
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva,define que os alunos que deverão ser atendidos pela Educação Especial são aqueles com : 
· Deficiência Intelectual 
· Deficiência Física 
· Deficiência Auditiva 
· Deficiência Visual 
· Surdocegueira 
· Múltipla def. sensorial 
· Altas Habilidades 
·Transtornos Globais do Desenvolvimento ( Autismo, Síndrome de Rett, Síndrome de Asperger, Transtorno desintegrativo da infância ). 

Atualmente, os serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal de Campinas (P.M.C) são:
· Professores cedidos às U.E. ( Educação Infantil, EMEF, EJA ). 
· Salas de Recurso Multifuncional 
· Classe Hospitalar 
· Atendimento Domiciliar 
· Escolas Bilíngues 

A Educação Especial em nossa Emei, conta com o trabalho da professora de Educação Especial Gislaine Minari Groth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário