quinta-feira, 11 de abril de 2013

Turma da Cobra - AGIII E

A turma da Cobra, da professora Erika, da tarde, adora ouvir histórias. Todos os dias temos em nossa sala um momento de leitura, que é bastante esperado pela turma.
Recentemente, algumas crianças começaram a trazer livros de casa, para compartilhar com os amigos suas histórias. Aos poucos mais crianças trazem livros e têm a oportunidade de ler para toda a turma.
A criança que traz o livro senta-se na cadeira e as demais crianças sentam-se em volta, para ouvir a história, que é contada pela própria criança.
Este é um momento muito rico, de interação entre o grupo, criando laços fortes de respeito (saber ouvir, apreciar, dialogar). Também é fundamental para a construção de um hábito de leitura, de contato com o mundo letrado, com os livros e também o faz de conta. A criança, mesmo ainda não lendo "convencionalmente", é capaz de ler um livro e ler para outras pessoas as estimula bastante.
 Por isso, é muito importante que as crianças tenham este espaço e possam construir juntas este hábito tão gostoso que é a leitura. 
Uma dica da professora Erika para as famílias é que propiciem em casa momentos de leitura coletiva. Contem histórias para as crianças, deixem-nas folhear os livros, recontar histórias, recriar, inventar...
Boa leitura! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário