segunda-feira, 29 de abril de 2013

Turma da Pipa - AGIII D

Na EMEI João Vialta, trabalhamos o Projeto Etnia, tendo em vista a diversidade cultural na formação do povo brasileiro. Vocês sabiam que no começo, só o povo indígena vivia aqui no Brasil? Os índios caçavam, pescavam, plantavam milho e mandioca em todos os cantos do país.
Um dia apareceram barcos grandes, vindos para nossa praia. Eram os homens brancos chegando lá de Portugal para ocupar o nosso país.
Eles queriam que a gente trabalhasse de graça para eles. Como a gente não sabia trabalhar com a agricultura, trouxeram os negros lá da África, para fazer o trabalho. Eles trabalharam muito na agricultura e ajudaram a enriquecer nosso país.
O tempo passou e os negros deixaram de ser escravos. Com o fim da escravidão, vieram os europeus e asiáticos: italianos, alemães, japoneses, que sonhavam em construir nova vida nesta linda terra.
Estas pessoas, de todas as cores, vindas de todos os lugares, vivendo juntos, passaram a gostar umas das outras, se misturaram....e dessa mistura formou o lindo povo brasileiro!

O boneco da Turma da Pipa, da professora Érica, da manhã,  é o indígena.
Dia 25/04 a professora Érica sorteou a primeira criança, que levou nossa boneca, além dos materiais pedagógicos para auxiliar no registro do caderno.
A professora também leu "Kaba Darebu" e fizemos o contorno do corpo de uma criança, para representar o índio da história.
Vejam como ficou bonito!





Nenhum comentário:

Postar um comentário