‘’O PRAZER DA
LEITURA SE ENSINA”
As
crianças da “Turma do Jacaré”, da professora Érica, do período
da manhã, costumam visitar e frequentar nosso mais novo e desejado
espaço, a “Biblioteca”, com entusiasmo.
Quanto
mais cedo histórias orais e escritas entrarem na vida da criança,
maiores as chances de ela gostar de ler.
Primeiro
as crianças escutam histórias lidas pelos adultos, depois conhecem
o livro como um objeto tátil ‘que ela toca, vê e tenta
compreender as imagens que enxerga’.
Sabemos
que a criança lê do seu jeito muito antes da alfabetização,
folheando e olhando figuras, ainda que não decodifique palavras e
frases escritas. Ela aprende observando o gesto de leitura dos outros
– professores, pais ou outras crianças.
“As
crianças pensam – na corporeidade de suas mentes e de suas emoções
– a partir da ação, da fantasia, da intuição, da razão, da
imitação, da emoção, das linguagens, das lógicas e da cultura.
São muitos os modos de aprender e de produzir conhecimento.”
(BARBOSA, 2009, P. 48)
Ao
retomar as questões “se alfabetiza ou não na Educação
Infantil”, a temática letramento provoca muitas discussões
na área da Educação Infantil.
“Não
é a codificação e a decodificação da letra que compõe o
currículo de Educação Infantil, mas a experiência e as relações
da criança com a escrita, assim como com todas as linguagens em
igual importância.”(Diretrizes Curriculares da Educação
Básica para a Ed. Infantil, p. 18)
Não
basta que as crianças tenham acesso aos livros, elas devem ser
envolvidas em práticas cotidianas para aprender a usá-los, seja na
Canto da Leitura, seja através de contação de histórias, projetos
“Maleta de Leitura” e “Empréstimo Semanal”, mostras
literárias, brincadeiras com livros e idas frequentes em
bibliotecas...
“É
preciso desmanchar essa ideia do livro como objeto sagrado; é
sagrado sim, MAS PARA ESTAR NAS MÃOS DAS PESSOAS, SER MANIPULADO
PELAS CRIANÇAS.” (Magda Soares)
E você,
costuma ler para seu filho, diariamente??
Professora
Érica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário