quarta-feira, 7 de maio de 2014

Turma do Jacaré - AGIII D

‘’O PRAZER DA LEITURA SE ENSINA”

As crianças da “Turma do Jacaré”, da professora Érica, do período da manhã, costumam visitar e frequentar nosso mais novo e desejado espaço, a “Biblioteca”, com entusiasmo.
Quanto mais cedo histórias orais e escritas entrarem na vida da criança, maiores as chances de ela gostar de ler.
Primeiro as crianças escutam histórias lidas pelos adultos, depois conhecem o livro como um objeto tátil ‘que ela toca, vê e tenta compreender as imagens que enxerga’.
Sabemos que a criança lê do seu jeito muito antes da alfabetização, folheando e olhando figuras, ainda que não decodifique palavras e frases escritas. Ela aprende observando o gesto de leitura dos outros – professores, pais ou outras crianças.


As crianças pensam – na corporeidade de suas mentes e de suas emoções – a partir da ação, da fantasia, da intuição, da razão, da imitação, da emoção, das linguagens, das lógicas e da cultura. São muitos os modos de aprender e de produzir conhecimento.” (BARBOSA, 2009, P. 48)
Ao retomar as questões “se alfabetiza ou não na Educação Infantil”, a temática letramento provoca muitas discussões na área da Educação Infantil.
Não é a codificação e a decodificação da letra que compõe o currículo de Educação Infantil, mas a experiência e as relações da criança com a escrita, assim como com todas as linguagens em igual importância.”(Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Ed. Infantil, p. 18)
Não basta que as crianças tenham acesso aos livros, elas devem ser envolvidas em práticas cotidianas para aprender a usá-los, seja na Canto da Leitura, seja através de contação de histórias, projetos “Maleta de Leitura” e “Empréstimo Semanal”, mostras literárias, brincadeiras com livros e idas frequentes em bibliotecas...

“É preciso desmanchar essa ideia do livro como objeto sagrado; é sagrado sim, MAS PARA ESTAR NAS MÃOS DAS PESSOAS, SER MANIPULADO PELAS CRIANÇAS.” (Magda Soares)
E você, costuma ler para seu filho, diariamente??
Professora Érica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário