segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Projeto Valorizando as Diferenças - Audiodescrição e LIBRAS



Projeto "Valorizando as Diferenças"



Olá estamos recheados de muitas novidades!!!


Vamos começar trazendo uma vivência bem legal que as crianças experimentaram no mês de junho e em breve já contaremos as outras novidades que foram realizadas nos meses de Agosto e Setembro!!!

Vivência Audiodescrição e História em LIBRAS

O Projeto "Valorizando as diferenças" do CEI João Vialta vem trazendo para as nossas crianças diferentes abordagem relacionadas às pessoas com deficiência, o respeito às diferenças e a valorização da diversidade.

Assim, no mês de junho as crianças tiveram duas experiências muito interessantes!!

Novamente cada turma realizou uma visita na Sala de Recursos Multifuncional (SRM) e em nossa conversa, as crianças foram instigadas a refletir sobre:

Como será que as pessoas CEGAS e pessoas SURDAS tem acesso à contação de histórias???

Eis algumas das belíssimas respostas:
Pessoas Cegas
Pessoas Surdas
"Com livros que tem pontinhos"
"Com LIBRAS"
"Histórias que tem bolinhas"
Fala com as mãos"
"Alguém lê o livro para ela"
"Mostra o desenho"

Então, convidamos cada turma para conhecer um pouco mais sobre as possibilidades de contação de história que vão além dos livros transcritos no Sistema Braille para pessoas cegas e a Interpretação em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para pessoas surdas.

Assim, assistimos a dois vídeos de Curta-metragem.

O primeiro vídeo as crianças conheceram sobre a Audiodescrição
O Vídeo se chama Sonhos e traz a história de uma garotinha que vive em um mundo preto e branco e mesmo com uma porta para escapar ao seu alcance, ela permanece prisioneira de seus próprios medos, até que um dia algo extraordinário acontece e ela entra em seus sonhos.

Vídeo - Sonhos


O segundo vídeo as crianças assistiram o clássico Patinho Feio contado de uma forma diferente. O vídeo traz ao fundo as imagens da história junto com a Interpretação em LIBRAS e com a narração oral, além de vários trechos com encenação.

Vídeo - O Patinho Feio



Um pouquinho de nossas vivências...

Turmas da manhã



Turmas da tarde



Mas o que é Audiodescrição??
Audiodescrição é um recurso que realiza a descrição clara e objetiva de todas as informações que compreendemos visualmente, mas que não está contida nas falas, por exemplo: as expressões faciais, as descrições do ambiente, como são as roupas, as cores, os efeitos especiais que são visuais, as mudanças de tempo e espaço e a leitura de qualquer informação escrita na tela.


E o que é LIBRAS???
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) foi estabelecida, na Lei nº 10.436/2002 (BRASIL, 2012), como língua oficial das pessoas surdas. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visualmotora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

Esperamos que tenham gostado destas vivências!!!

Muito em breve contaremos mais sobre as descobertas que as crianças realizaram nos meses de Agosto e Setembro.

Até breve!!!

Profª. Lívia Dal Bello - Sala de Recursos Multifuncionais (SRM)
Profª. Rosimeire Padilha - Educação Especial da U.E




Um comentário: