segunda-feira, 26 de março de 2018

PIQUENIQUE X CINEMINHA

AGRUPAMENTO III-D
TURMA DO SOL
PROFESSORA ÉRICA

Olá, pessoal!

"Um dos momentos vividos pelas crianças diariamente na unidade educacional são os momentos de alimentação, momentos estes que são constitutivos no desenvolvimento dos pequenos, não somente por se tratar de uma questão nutricional, mas também por se tratar de uma prática social que começa no contexto familiar."
(Capítulo 5: O QUE TEM NA ALIMENTAÇÃO DO BEBÊ? STIVANIN, GREICE BEN E ALBUQUERQUE, SIMONE SANTOS DE; IN PARA PENSAR A EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE RETROCESSOS, 2017, PG. 85)

No mês de fevereiro/2018 iniciamos as experiências com o piquenique, realizados nas últimas sextas-feiras de cada mês.
O cardápio do piquenique difere do cardápio oferecido diariamente no refeitório, mas é muito apreciado pelas crianças, pois é preparado com muito carinho e cuidado.
Geralmente utilizamos o espaço do (En) Cantos da Natureza quando o clima está favorável e são duas turmas que dividem o espaço ao ar livre.

Em março antecipamos a experiência, pois a última sexta-feira do mês será feriado!


Aliado ao espaço, o tempo caracteriza-se como outro elemento considerado no planejamento da Unidade Educacional: tempo de aprender a introduzir certos alimentos, experimentar sucos de frutas variados, degustar fruta da estação, mastigando bem, respeitando a saciedade.
Desta forma compreendemos que: 

"Cada alimento que é recebido pela primeira vez representa uma nova experiência emocional, cujo resultado depende de várias circunstâncias. A alimentação complementar deve ser instituída de forma lenta e gradual, sem forçar ou insistir, evitando-se o estresse para todos os envolvidos, os atropelos na administração das refeiçoes e possíveis prejuízos de ordem psicológica." 
(Pernetta apud Mello, 2003, p. 32)


No mesmo dia do piquenique também proporcionamos às crianças, a experiência da 1ª SESSÃO DE CINEMINHA, que também é uma rica vivência de interação em outro espaço coletivo:
  A 1ª sessão contemplou o desenho do Scooby-Doo e notamos que foi uma vivência bastante significativa porque as crianças demonstraram interesse em assistir o episódio.
Espero que tenham apreciado as nossas vivências!

Até a próxima postagem!
Turma do Sol e Professora Érica


Nenhum comentário:

Postar um comentário