sexta-feira, 6 de junho de 2014

ALIMENTOS SAUDÁVEIS NA INFÂNCIA

Ter uma alimentação saudável é essencial tanto para adultos quanto para crianças, mas estas últimas necessitam de uma dieta equilibrada e rica em nutrientes e minerais para que possam se desenvolver fisicamente e intelectualmente.
O gasto de energia nessa fase é muito grande e deve ser reposto de forma correta para evitar doenças e mesmo a obesidade infantil – um problema grave na sociedade atual.
Fazer com que as crianças entendam o que é uma alimentação saudável cria um ciclo educacional importante, que é repassado de pai para filho. Além disso, incentiva e treina desde cedo o paladar para esses alimentos.
A escola tem se tornado cada vez mais importante na promoção desse tipo de experiência.
Diariamente, durante a Roda da Conversa, costumamos conversar sobre a importância do consumo de alimentos saudáveis, como legumes, verduras, frutas, laticínios, alimentos ricos em proteínas.
Hoje vamos destacar algumas frutas gostosas que fazem parte do nosso variado cardápio:
Pera: É uma fruta rica em fibras, contribuindo para o bom funcionamento intestinal. 


Melancia É uma fruta rica em sais minerais (ferro, cálcio e fósforo) e vitaminas (complexo B, A e C).
Em função de sua grande quantidade de água, atua como um excelente diurético no corpo humano. Possui também propriedades digestivas. 



Maçã: que ela faz bem para a saúde e para o corpo não é nenhum segredo. A maçã diminui o colesterol, mantém você saciado(a), previne problemas respiratórios, combate resfriados, melhora as funções cerebrais.



Tangerina: A tangerina é uma fruta cítrica rica em fibras, vitamina C e potássio. “Há também a presença de um componente antioxidante, descoberto recentemente, chamado nobiletina que controla e impede a elevação do colesterol, prevenindo assim, doenças cardiovasculares, como arteriosclerose e o AVC.” 


Mamão: É uma fruta muito nutritiva, apresentando vitaminas A, C e do complexo B. Possui também sais minerais, tais como: ferro, cálcio e fósforo. 
Este fruto possui também a papaína, uma enzima que auxilia na digestão dos alimentos e absorção de nutrientes pelo organismo. 



E vocês?
Costumam variar as frutas diariamente nas três principais refeições do dia: café da manhã, almoço e jantar?

Fica a dica!

Professora Érica.



*Referências dos sites que encontramos as informações sobre as frutas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário