quarta-feira, 4 de junho de 2014

Turma do Cavalo - AGIII E

"O contato da criança com o livro pode acontecer muito antes do que os adultos imaginam. Muitos pais acreditam que a criança que não sabe ler não se interessa por livros, portanto não precisa ter contato com eles. O que se percebe é bem ao contrário. Segundo Sandroni e Machado (2000, p.12) “a criança percebe desde muito cedo, que livro é uma coisa boa, que dá prazer”. As crianças bem pequenas interessam-se pelas cores, formas e figuras que os livros possuem e que mais tarde, darão significados a elas, identificando-as e nomeando-as.
É importante que o livro seja tocado pela criança, folheado, de forma que ela tenha um contato mais íntimo com o objeto do seu interesse.A partir daí, ela começa a gostar dos livros, percebe que eles fazem parte de um mundo fascinante, onde a fantasia apresenta-se por meio de palavras e desenhos. De acordo com Sandroni e Machado (1998, p.16) “o amor pelos livros não é coisa que apareça de repente”. É preciso ajudar a criança a descobrir o que eles podem oferecer. Assim, pais e professores têm um papel fundamental nesta descoberta: serem estimuladores e incentivadores da leitura." 
in: A importância da leitura infantil para o desenvolvimento da criança. Eline Fernandes de Castro.

Partindo desta ideia, nós, da Turma do Cavalo, temos o hábito de ler todos os dias. Ler com os amigos, ler sozinho, ler em roda com a professora, ler na biblioteca..e uma das atividades que mais apreciamos é trazer livros para ler para os amigos. Neste momento, podemos contar as histórias, imaginar, inventar e todo mundo se envolve.
Vejam abaixo um pouquinho desta experiência, com algumas crianças contando histórias:

**Errata: No início do vídeo aparece o nome da turma, com a data do ano de 2013, mas, na verdade, é da turma de 2014..**

Nenhum comentário:

Postar um comentário