sexta-feira, 13 de junho de 2014

Experiências com música

A CASA DO ZÉ (BIA BEDRAN)

“Os sons existem em todas as partes e o contato das crianças com a atividade musical ocorre muito cedo, antes mesmo de sua entrada no espaço escolar. Ao nascer, o bebê encontra um mundo rodeado de sonoridades que se apresentarão, em variadas quantidade e qualidade, dependendo do ambiente no qual irá viver e se desenvolver. Assim, a criança aprenderá as tradições da cultura musical, mesmo que por imitação e por ter ouvido muitas vezes (na prática, por intuição e transmissão oral.) O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil reconhece que
Em todas as culturas as crianças brincam com a música. Jogos e brinquedos musicais são transmitidos por tradição oral, persistindo nas sociedades urbanas nas quais a força da cultura de massa é muito intensa, pois são fontes de vivências e desenvolvimento expressivo musical. Envolvendo o gesto, o movimento, o canto, a dança e o faz de conta, esses jogos e brincadeiras são expressão da infância. Brincar de roda, ciranda, pular corda, amarelinha, etc. são maneiras de estabelecer contato consigo próprio e com o outro, de se sentir único e, ao mesmo tempo, parte de um grupo e de trabalhar com as estruturas e formas musicais que se apresentam em cada canção e em cada brinquedo. (BRASIL, 1998, V. 3, P. 71-72)
Não podemos deixar de mencionar as reações que a música provoca na criança, que se envolve num misto de alegria, prazer e emoção, comunicando-se com seus pares e com ela mesma.”
Fonte: Revista Presença Pedagógica, v. 19, nº 114, nov./dez. 2013
E pensando na música como uma maneira de brincar, propus às crianças da Turma do Jacaré, a escuta atenta da letra e em seguida, a brincadeira:

Como brincar: Todos os brincantes se dispõem em círculo.

Considerações pedagógicas: Essa é também uma brincadeira cumulativa em que as crianças devem estar atentas para não se atrasarem nos gestos. É um ótimo exercício para a memória auditiva e trabalha a noção espaço-temporal, pois os gestos que se intercalam no jogo das palavras não podem se atrasar, obrigando as crianças a manterem uma pulsação constante, conciliando tempo e movimento.




E você, leitor deste Blog, costuma brincar com seu filho/sua filha em sua casa, utilizando a música?
Abraços sonoros!
Professora Érica.


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