A CASA DO ZÉ (BIA
BEDRAN)
“Os
sons existem em todas as partes e o contato das crianças com a
atividade musical ocorre muito cedo, antes mesmo de sua entrada no
espaço escolar. Ao nascer, o bebê encontra um mundo rodeado de
sonoridades que se apresentarão, em variadas quantidade e qualidade,
dependendo do ambiente no qual irá viver e se desenvolver. Assim, a
criança aprenderá as tradições da cultura musical, mesmo que por
imitação e por ter ouvido muitas vezes (na prática, por intuição
e transmissão oral.) O Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil reconhece que
Em todas as culturas as crianças brincam com a música. Jogos e
brinquedos musicais são transmitidos por tradição oral,
persistindo nas sociedades urbanas nas quais a força da cultura de
massa é muito intensa, pois são fontes de vivências e
desenvolvimento expressivo musical. Envolvendo o gesto, o movimento,
o canto, a dança e o faz de conta, esses jogos e brincadeiras são
expressão da infância. Brincar de roda, ciranda, pular corda,
amarelinha, etc. são maneiras de estabelecer contato consigo próprio
e com o outro, de se sentir único e, ao mesmo tempo, parte de um
grupo e de trabalhar com as estruturas e formas musicais que se
apresentam em cada canção e em cada brinquedo. (BRASIL, 1998, V. 3,
P. 71-72)
Não
podemos deixar de mencionar as reações que a música provoca na
criança, que se envolve num misto de alegria, prazer e emoção,
comunicando-se com seus pares e com ela mesma.”
Fonte:
Revista Presença Pedagógica, v. 19, nº 114, nov./dez. 2013
E
pensando na música como uma maneira de brincar, propus às crianças
da Turma do Jacaré, a escuta atenta da letra e em seguida, a
brincadeira:
Como
brincar: Todos os brincantes se dispõem em círculo.
Considerações
pedagógicas: Essa é também uma brincadeira cumulativa em
que as crianças devem estar atentas para não se atrasarem nos
gestos. É um ótimo exercício para a memória auditiva e trabalha a
noção espaço-temporal, pois os gestos que se intercalam no jogo
das palavras não podem se atrasar, obrigando as crianças a manterem
uma pulsação constante, conciliando tempo e movimento.
E você,
leitor deste Blog, costuma brincar com seu filho/sua filha em sua
casa, utilizando a música?
Abraços
sonoros!
Professora
Érica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário