segunda-feira, 15 de junho de 2015

Evento: Consciência Negra: o que é isso?

  Aconteceu em nossa EMEI no último dia 12/06 o evento “Consciência Negra: o que é isso?”.
 Escolhemos fazer este evento no primeiro semestre por fazer parte de nosso Projeto Pedagógico o trabalho com a diversidade e identidade, para além das datas comemorativas.
  Uma vez que a temática é abordada desde o primeiro dia letivo, não faz sentido para nós, enquanto espaço educacional, nos prendermos ao 20 de novembro para conversarmos com as famílias sobre este dia tão importante, sem nos esquecermos do marco simbólico deste dia, enquanto movimento de luta do povo negro e memória de Zumbi dos Palmares e todos aqueles que lutaram para o fim da escravidão e condições igualitárias a todos.
  Nosso evento foi organizado da seguinte forma: primeiramente recebemos as famílias e crianças no espaço do refeitório, com uma acolhida inicial e um documentário, chamado “Espelho, espelho meu!”, o qual retrata a questão da estética e cabelos afro, desde a infância, mostrando o quão importante são as relações familiares, afetividade e sentimento de pertencimento, para a construção da identidade. (Quem quiser assistir ao documentário, clique aqui)
  Após uma roda de conversa sobre o documentário, as famílias puderam escolher entre três oficinas, que foram realizadas em três salas diferentes, cada uma tendo três sessões, com duração de trinta minutos cada. Nosso objetivo foi proporcionar espaços e tempos para que todos pudessem participar de todas as atividades.
  As oficinas foram: leitura, confecção de Abayomis e releitura de obras de arte.
  Na oficina de leitura, tivemos a leitura do livro “O mundo no black power de Tayó”, de Kiusam de Oliveira, e após a leitura as famílias puderam conhecer melhor e manusear nosso acervo de materiais com temática afrobrasileira (livros e revistas), lendo “com” e “para” as crianças.
  Na oficina de Abayomi, as famílias puderam conhecer a origem desta boneca, bem como confeccionar uma desta para levarem como lembrança do evento.
  Na releitura de obras de arte, foram escolhidas obras de pintores africanos e afrodescendentes, de diferentes correntes artísticas, para que as famílias e crianças apreciassem e depois escolhessem uma como inspiração para releitura.
 Paralelamente às oficinas, no pátio dispusemos uma mesa com alguns quitutes de origem afrobrasileira, preparados por nossas cozinheiras, para degustação.
  A decoração do espaço ficou por conta das turmas, que, juntamente com as professoras, utilizaram como referência livros de literatura infantil com esta temática, que desencadearam os trabalhos em sala. Foram utilizadas as mais diversas linguagens, extrapolando o papel, como por exemplo fotografia, vídeo, massa de modelar, caixas de papelão, embalagens plásticas e esculturas com papel machê.
  Além disso, expusemos no refeitório biografias de personalidades negras, ligadas à política, militância negra, para além das figuras de destaque na mídia, que na maioria das vezes só apresenta jogadores de futebol e músicos.
  No pátio tivemos exposição de símbolos "Adinkra" e algumas frases que costumamos ouvir ou dizer em nosso cotidiano, com fundo racista, e que devem sair de nosso vocabulário.
  O evento aconteceu em dois períodos contou com a participação das crianças e suas famílias e foi um dia muito especial em nossa EMEI.

 **Painéis produzidos pelas turmas**


**Participação das famílias foi fundamental para o acontecimento deste evento**


Um comentário:

  1. Parabéns à equipe por mais este evento que contou com o envolvimento e dedicação de todos!

    ResponderExcluir