terça-feira, 30 de junho de 2015

Turma do Tubarão - AGIII E

Olá!


Vocês sabem o que é "Origami?"
"Origami (do japonês "oru" :"dobrar", e "kami": "papel") é a arte e brincadeira tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la." (Retirado da Wikipedia)
A Turma do Tubarão está aprendendo um pouco mais sobre esta arte, começando com algumas figuras bem simples.

Pegamos alguns quadrados de papel colorido e  começamos aprendendo a fazer uma flor (tulipa) e o cachorro. Depois de treinarmos um pouco como dobrar, alguns já até arriscam reinventar seus origamis e criar alguns novos e por isso começamos a ampliar nosso repertório, aprendendo a fazer um coelho e também uma casa.
Algumas crianças demonstram muita facilidade e até auxiliam os amigos e depois de dobrar aqui e ali, é hora de colocar um toque bem particular em cada origami, personalizando-o com colagens (lantejoulas, palito, olhos móveis) e também criando um cenário.
Como estamos estudando um pouco da cultura asiática, em razão do projeto "Bonecos Étnicos", fizemos algumas dobraduras para colocar em nosso caderno de registro  e mostrar para nossas famílias. Fizemos um passo a passo ensinando os origamis que já aprendemos e algumas crianças colaram os que fizeram, para servirem de exemplo. Também disponibilizamos no caderno algumas folhas para que as famílias façam com as crianças os seus próprios origamis, e quem sabe também não possam nos ensinar alguns novos que ainda não sabemos!
Vejam abaixo algumas fotos da nossa turma em seu momento de criação..


Profª Erika

Nenhum comentário:

Postar um comentário