quinta-feira, 25 de junho de 2015

TURMA DO CAVALO - AGIII G

Olá!
Quanto tempo! A Turma do Cavalo (AGIII-G, da Prof.ª Roberta ) quer dividir com vocês como foram os nossos preparativos para o Evento da Consciência Negra. Querem saber dos detalhes?
Primeiro resolvemos fazer caxixis. Sabem o que é um CAXIXI? Aí vai um pouquinho da história dele:
CAXIXI
"O caxixi é um instrumento de percussão, um chocalho de cesto, feito de palha trançada com a base de cabaça cortada em forma circular e a parte superior reta, terminando com uma alça da mesma palha. No interior do caxixi, há sementes secas, que ao sacudir dá o seu som característico. É usado principalmente como complemento do berimbau.
Originário da cultura bantu, pertencente à região africana do Congo-Angola, era utilizado em rituais e cerimoniais.
O instrumento chegou ao Brasil, trazido por escravos."


Os nossos caxixis os fizemos com sucata! Isso mesmo! Reutilizamos garrafinhas de iogurte! Enfeitamos com pedaços de fitas adesivas de diversas cores para ficarem bem bonitas, colocamos pequenas pedras dentro para que fizessem o barulho de chocalho e a Professora colocou um pouco de milho e feijão também, para o som ficar ainda mais parecido. Depois, fechou as garrafinhas e colocou as alças com fitilho. 

CORES E GRAFISMOS
"Cores fortes e grafismos são muito presentes em várias etnias africanas (Ndebele, Zulu e muitas outras) e são expressos em paredes, vestimentas, acessórios (braceletes, colares e tiaras) estes confeccionados com miçangas e contas coloridas. Essas etnias se utilizam, também, de fibras vegetais para os adornos que enfeitam o alto da cabeça, usados nas festas. Os grafismos são puramente artesanais e desenhados à mão livre, sem medições ou esboços. À primeira impressão, são as de imagens abstratas, mas na verdade tudo é feito baseado num complexo sistema de sinais e símbolos."
Tomando como exemplo essa explosão de cores e formas, apresentamos a vocês o nosso painel feito a 31 pares de mãos! As crianças usando cores fortes como verde, vermelho, amarelo, preto, azul... foram cobrindo, livremente, o fundo branco das quatro partes que montariam o nosso painel Africano. No dia seguinte, ainda tínhamos partes a serem cobertas. Foi quando aproveitamos para, além disso, misturarmos tintas e obtermos novas cores, como rosa, abóbora, roxo e azul claro. Tudo então estando coberto e após já estar seco, o 31º par de mãos, o da Prof.ª Roberta, esboçou alguns grafismos sobre todo aquele esplendor de cores. Que tal ficou nossa obra africana?


Espero que tenham gostado de acompanhar nossos trabalhos! 30 beijinhos da Turma do Cavalo a todos!!!!
Prof.ª Roberta





Nenhum comentário:

Postar um comentário