quinta-feira, 5 de julho de 2018

5º Consciência negra: o que é isso?

Olá!
No dia 29/06, tivemos em nossa unidade o evento Consciência negra: o que é isso?
Essa é a quinta edição do evento, que tem se constituído uma data importantíssima no projeto pedagógico do nosso CEI.
A luta pelo respeito e fim do racismo e todo tipo de discriminações é pauta presente em nosso cotidiano, por isso a escolha da data não ser relacionada apenas no mês de novembro. 
O tema deste ano foi "Africanidades", na qual cada turma pode aprender um pouco mais sobre partes do continente africano, toda sua riqueza e beleza cultural, natural, histórica. A valorização de nossas raízes e ancestralidade é fundamental para o combate aos preconceitos, bem como também conhecer o continente em sua contemporaneidade.
Para a abertura, contamos com a presença das dançarinas Bianca Santana, Renata e Adnã, que fizeram uma apresentação de dança afrobrasileira contemporânea, acompanhadas pela percussão de David, do instituto Ibaô.
As oficinas realizadas esse ano foram: confecção de livro de receitas de origem africana, aromatizadores, jogos e brincadeiras e dança. Cada família pode transitar livremente pelas oficinas, optando pela atividade de sua preferência.
Também tivemos a exposição da artista Andrea Mendes, que proporcionou a interação das crianças e famílias com algumas de suas obras, telas e esculturas.
Nosso lanche contou com alguns itens da culinária africana, com algumas adaptações.  Tivemos o cuscus marroquino, doce de banana angolano e mandioca (inspirado no prato bombô).
Vejam um pouquinho desse evento tão especial:

Oficina de jogos e brincadeiras, com quebra-cabeça de bandeiras de países africanos, jogo da memória, quebra-cabeça gigante.

Exposição sobre o Egito e o deserto e confecção de aromatizadores.

Exposição da artista Andrea Mendes, exposição das atividades feitas pelas crianças das turmas e da sala de recursos multifuncional.

Oficina de confecção de livros de receitas africanas

Agradecemos a presença de todas as crianças e familiares nesse evento, que mais uma vez foi um sucesso!
Para quem quiser ver mais algumas imagens, o Ponto de Cultura e Memória Ibaô colocou em sua página no Facebook, o registro do evento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário