quarta-feira, 18 de julho de 2018

Países Falantes da Língua Portuguesa


Evento Consciência Negra: o que é isto?

Prezadas famílias, mais uma vez eu, professora Susete, e professora Fátima queremos compartilhar com vocês um momento muito rico que ocorreu no dia 29/06 na unidade do CEI “João Vialta” com importante participação das crianças e seus familiares.
Em nossa sala de referência, 1 (turma A e E), apresentamos à comunidade escolar informações significativas sobre os países falantes da Língua Portuguesa e para que tudo estivesse organizado nesta data, vivências junto com as crianças foram realizadas como: desenhar, contornar, pintar e decorar letras e nomes dos países envolvidos em nosso tema, caracterização de imagens humanas para representar o do número da população de cada país assim como ilustrar vocabulário de palavras de origem africana, além de brincar com algumas palavras que sofreram alterações na escrita após acordo ortográfico entre os países falantes da língua portuguesa (Guiné-Equatorial, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Angola e Moçambique), as crianças conheceram e  pintaram a bandeira de cada país. A sala ficou linda, colorida, repleta de informações. Parabéns crianças, mais uma vez foram maravilhosas!!!
Utilizando as produções das crianças, nós montamos painéis de cada um dos países com informações significativas. O interessante foi perceber o quanto cada um dos países soube valorizar suas origens mantendo idiomas nativos e assim dominando além da língua oficial do país “Língua Portuguesa” muitas outras. Isso deixa claro que ao longo do dia, africanos destes países, em diferentes grupos utilizam diversos idiomas para se comunicar.  
Além de ressaltar sobre os idiomas, percebemos ser significativo apresentar algumas receitas de origem africana à comunidade escolar e para que o paladar fortalecesse o evento houve um cardápio com contribuições de: Angola “ Doce de banana de Angola”, Marrocos “Cuscuz Marroquino, e a mandioca presente em grande parte do continente africano sendo ingrediente do “Bombó(^)”.
Familiares e suas crianças que passaram pela sala 1, após conhecer um pouco sobre cada um dos países,  foram convidados a montar, caracterizar e decorar um livro contendo seis receitas de origem africana, inclusive as dos pratos que puderam degustar no momento do lanche. Ao término da produção cada família saiu da sala levando para seu lar um lindo livro de receitas africanas caracterizado por sua criança para guardar de lembrança e para futura consultas.
Queremos agradecer imensamente a parceria com nossa comunidade escolar que valoriza nossa proposta pedagógica participando conosco e enriquecendo nossas vivências levando para seus lares aspectos positivos e relevantes sobre a etnia africana seja através do evento ou do nosso projeto "Bonecos Étnicos". 
O objetivo deste evento e projeto é valorizar contribuições, levar a refletir sobre posturas, falas e comportamentos. E acredito que o deste ano foi muito rico e de grandes aprendizados. 
Agradecemos a todos os que se deixaram envolver e que com sua contribuição fez brilhar o trabalho de todos.
Seguem algumas imagens do que ocorreu na sala dos países falantes da Língua Portuguesa e se esteve presente procure pela sua e se não pôde comparecer veja quão rico foi nosso evento.






Um grande abraço e até a próxima postagem.

Turmas da Borboleta e do Peixinho

Professoras: Susete e Fátima

Julho/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário