sexta-feira, 6 de julho de 2018

Germinação raízes


PROJETO HORTA PEDAGÓGICA
 Após aprovação do Projeto Horta Pedagógica no mês de maio, nós professoras Susete e Fátima passamos a observar o espaço da horta, retiramos decorações do ano anterior, fizemos eliminação de ervas daninhas, aramos a terra e regamos os canteiros, estamos utilizando ações para controlar o excesso de formigas no local.
Além dessas ações, temos feito a manutenção das composteiras alimentando as com sobras de frutas, verduras, legumes e cascas de ovos. Isso requer observar, revirar e regar uma vez por semana. Ainda estamos aprendendo sobre esta técnica, estamos agindo e analisaremos o resultado, esperamos ter ao término terra vegetal para suprir a necessidade do momento.
Devido ao evento Consciência Negra que ocorrerá no dia 29/06 que requer o envolvimento das crianças e educadoras nos preparativos das vivências que serão apresentadas à comunidade escolar, a equipe optou por iniciar o plantio de hortaliças após o recesso escolar. Para que as crianças possam já se deixar envolver com o projeto, sugerimos às professoras o plantio de raízes (chuchu e inhame) em potes com terra, junto com suas crianças, que ficarão na sala de referência para observações do processo de germinação, cuidados necessários até o plantio no espaço da horta.
Após evento, educadoras e crianças iniciaremos vivências voltadas à decoração; primeiramente pinturas em Cds usados que já foram distribuídos para cada turma, depois confecção de espantalho, placas com frases educativas para serem colocadas no espaço da horta, além de pinturas dos canteiros para deixar o ambiente mais alegre.
Veja algumas imagens dos espaços: horta e composteiras e raízes plantadas.



Após trinta dias apreciem como está o processo de germinação das raízes.


Um grande abraço e até a nossa próxima postagem.
Professoras:  Susete (AG. III A) e Fátima (AG. III E)
Julho/ 2018



Nenhum comentário:

Postar um comentário